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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/08/2008 |
Data da última atualização: |
11/03/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
AMÂNCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R. |
Afiliação: |
Cristhiane Oiveira da Graça Amâncio, Embrapa Pantanal; Robson Amâncio, UFLA. |
Título: |
Educação popular e reflect-ação: contribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. |
Páginas: |
20 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível também no CD2008.00008. |
Conteúdo: |
Este trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. MenosEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoder... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02376naa a2200157 a 4500 001 1812717 005 2010-03-11 008 2007 bl --- 0-- u #d 100 1 $aAMÂNCIO, C. O. da G. 245 $aEducação popular e reflect-ação$bcontribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. 260 $c2007 300 $a20 p. 500 $aDisponível também no CD2008.00008. 520 $aEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. 700 1 $aAMÂNCIO, R. 773 $tIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Cerrados. Para informações adicionais entre em contato com cpac.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
03/12/1997 |
Data da última atualização: |
03/12/1997 |
Autoria: |
MCMANUS, C.; SAUERESSIG, M. G. |
Título: |
Estudo de caracteristicas lineares de tipo em gado holandes em confinamento total no DF: correlacoes e analise de componentes principais. |
Ano de publicação: |
1997 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 34., 1997, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: SBZ, 1997. |
Volume: |
v.3. |
Páginas: |
p.19-21. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Foram analisados dados de classificacao linear em 218 femeas durante 4 anos no Sistema Intensivo de Producao de Leite (SIPL) da Embrapa CPAC, no Distrito Federal. As vacas da raca holandesa Preto e Branco foram mantidas em confinamento total. Uma vez por ano, um classificador da Associacao Brasileira de Criadores de Bovinos de Raca Holandesa (ABCBRH) fez a classificacao linear de todas elas em lactacao. Correlacoes fenotipicas entre as caracteristicas analisadas foram, em geral, baixas, exceto para as caracteristicas de aparencia geral de caracteristicas de forma. Componentes principais foram apresentados para tres grupos de caracteristicas - forma e garupa, ubere e classificacao geral. A selecao para pontuacao final foi suficiente para melhorar um grande numero de caracteristicas. |
Palavras-Chave: |
Bovino de leite; Brasil; Distrito Federal; Statistical methods. |
Thesagro: |
Análise Estatística; Cerrado; Confinamento; Gado Holandês. |
Thesaurus NAL: |
Brazil; dairy cattle; restraint of animals. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01690naa a2200289 a 4500 001 1553309 005 1997-12-03 008 1997 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMCMANUS, C. 245 $aEstudo de caracteristicas lineares de tipo em gado holandes em confinamento total no DF$bcorrelacoes e analise de componentes principais. 260 $c1997 300 $ap.19-21. v.3. 490 $vv.3. 520 $aForam analisados dados de classificacao linear em 218 femeas durante 4 anos no Sistema Intensivo de Producao de Leite (SIPL) da Embrapa CPAC, no Distrito Federal. As vacas da raca holandesa Preto e Branco foram mantidas em confinamento total. Uma vez por ano, um classificador da Associacao Brasileira de Criadores de Bovinos de Raca Holandesa (ABCBRH) fez a classificacao linear de todas elas em lactacao. Correlacoes fenotipicas entre as caracteristicas analisadas foram, em geral, baixas, exceto para as caracteristicas de aparencia geral de caracteristicas de forma. Componentes principais foram apresentados para tres grupos de caracteristicas - forma e garupa, ubere e classificacao geral. A selecao para pontuacao final foi suficiente para melhorar um grande numero de caracteristicas. 650 $aBrazil 650 $adairy cattle 650 $arestraint of animals 650 $aAnálise Estatística 650 $aCerrado 650 $aConfinamento 650 $aGado Holandês 653 $aBovino de leite 653 $aBrasil 653 $aDistrito Federal 653 $aStatistical methods 700 1 $aSAUERESSIG, M. G. 773 $tIn: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 34., 1997, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: SBZ, 1997.
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Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
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